ControlArt Voice Cloud Beta

Pré-requisitos

Nesse tutorial esperamos que seu Google Home ou Amazon Alexa esteja configurado. Caso ainda não o tenha feito, veja as instruções para configurar o Google Home, e aqui as instruções para o Amazon Echo ou Alexa.



Índice

O que iremos fazer

1) Cadastrar uma conta no IFTTT
2) Criar um novo applet
3) Linkar o dispositivo do cliente ao applet
4) Definir os comandos de voz
5) Encaminhar as respostas para a XPort




1) Criando uma conta no IFTTT

Para conectar um dispositivo Google Home ou Amazon Alexa aos serviços da XPort, utilizaremos o IFTTT. Você precisará cadastrar uma conta no site.
Cadastrando uma conta no IFTTT





2) Criando um novo applet

Uma vez conectado crie um novo applet, clicando em My Applets > New Applet.
Criando um novo applet
Após clicar no botão + this , encontre o Google Assistant ou o Amazon Alexa no campo de busca. Nesse exemplo, utilizaremos o Google Home:
Escolha Google Assistant ou Amazon Alexa





3) Linkar o dispositivo do cliente ao applet

Você será redirecionado para a tela de autenticação do Google Home. Ao clicar em connect, um popup será aberto para autenticar o seu email. Nesse popup, insira as credenciais do mesmo email cadastrado no Google Home/Amazon Alexa.
Linkando o dispositivo de voz ao IFTTT





4) Definir os comandos de voz

Após autenticar e permitir que o IFTTT gerencie os comandos de voz, você deve definir o gatilho do comando de voz. Escolheremos uma frase simples, selecionando "Say a simple phrase".
Selecionando o gatilho
Agora definiremos os comandos de voz que ativarão o gatilho. Você pode definir até 3 frases que irão ativar o gatilho da XPort. No exemplo, utilizamos "start scene cinema", "cinema on" e "its cinema time!". Você deve definir também uma resposta, que o dispositivo irá retornar ao usuário. No nosso caso, "Ok, enjoy your movie!". Por enquanto, as frases devem ser em inglês, pois nem Google nem Amazon sabem falar português.
Definindo o gatilho





5) Encaminhar as respostas para a XPort

Agora nosso applet deve saber o que fazer quando o comando de voz for recebido. Clique no botão + that e selecione o serviço de Webhook. Com ele, redirecionaremos os comandos de voz para a ControlArt cloud.
Definindo a ação do gatilho
Linkando o gatilho com o ControlArt Cloud
Confirme que o Webhook deve fazer uma requisição (Make a web request) para começarmos a definí-la. 3 informações serão necessárias, o endereço da requisição (URL), o método (Method) e seu tipo (Content Type). O método e o tipo serão sempre os mesmos, GET e json respectivamente.
Definindo a requisição web
No campo URL definiremos o endereço que responderá aos comandos de voz. Nesse endereço temos que definir o APPTOKEN e o COMMAND, separados por uma barra "/".


https://controlartcloud.com.br/ifttt?tc=APPTOKEN/COMMAND


APPTOKEN: identificador único da XPort. Pode ser visualizado no XConfig:
1) conecte a XPort, inicie o XConfig e selecione Configurar, no menu à direita
2) selecione a aba Informações do projeto e copie o campo AppToken
COMMAND: define o comando que deve ser executado pela XPort, por exemplo sendScene,1


Dica: você pode testar a validade do comando no seu browser
Tudo pronto!